quinta-feira, 3 de julho de 2008

FERRAMENTAS VIRTUAIS

Qualquer instrumento de ensino, desde o mais simples até o mais altamente elaborado, depende de quem o usa e de como isso é feito. É possível que o educador utilize o que de melhor cada uma dessas ferramentas tem para oferecer mostrando aos os alunos que podem contar com a interatividade.No momento uma das formas mais difundidas de promover atividades de aprendizagem com o apoio da internet é o uso de ferramentas de comunicação e cooperação da internet, para criar espaços virtuais de cooperação e interatividades entre educandos e educadores.
A idéia central de utilizar esses novos recursos virtuais é, de possibilitar a interatividade rápida e permanente com os demais participantes do processo, sem que eles se desloquem pessoalmente do seu ponto de conexão, essa tecnologia possibilita o trabalho cooperativo com pessoas de outras regiões e de outras culturas.
As aplicações do e-mail oferecem ao usuário uma série de facilidades. A maior parte delas fornece um editor de textos embutido e a possibilidade do envio de arquivos anexados a correspondência. Além disso, a maioria das aplicações permite o envio de correspondências para um único destinatário ou o envio para mais de uma pessoa ou para um grupo de pessoas.
O fórum de discussão é também uma ferramenta de comunicação importante pois armazena as mensagens, os participantes que acessam um tópico pela primeira vez podem acompanhar mais facilmente a discussão assim evitando redundâncias e torna mais eficientes as retomadas ao tema, tornando uma discussão com pausas, como se fosse ininterrupta.
A escrita das mensagens pode ser mais trabalhada, objetivada, diferente das salas de bate-papo onde se trabalha mais instantaneamente ficando mais passível a desvios gramaticais e de raciocínio.
Embora não tenha sido desenvolvida como uma ferramenta de trabalho cooperativo, os serviços de correio eletrônico adaptaram-se muito bem ao ambiente de grupos de trabalho onde se tornaram indispensáveis nas organizações, agilizando processos, democratizando o acesso as informações e diminuindo os custos. Esta é uma das formas mais utilizadas para o estabelecimento de comunicações através do computador.
O educador pode explorar as vantagens do Chat, montando juntamente com educandos estratégias que favoreçam a construção de etiquetas e regras de boas maneiras, utilizando o MS Chat é possível armazenar cópia das conversas para posterior análise pelo grupo, permitindo que haja intercâmbio, troca constante de informações, auxilia no uso correto da gramática e expõe os interesses do grupo, é possível reunir pessoas de diferentes grupos etários e de diferentes experiências.
O ICQ, além de ser uma ferramenta que se pode adquirir de forma gratuita, leva o aluno a ser autônomo, participativo e mais responsável pela sua aprendizagem, é possível que o educador provoque a participação dos alunos a respeito de assuntos por ele pré-estabelecido, permitindo o debate em uma velocidade que pode se aproximar de um encontro face-a-face rompendo barreiras geográficas de tempo e espaço.
A videoconferência é um recurso que o propicia a redução da inibição de alunos com menos habilidade verbal, uma vez que por trás do computador eles ficariam mais desinibidos em participar de debates.
Essas ferramentas têm o potencial interessante para desenvolver atividades de aprendizagem que envolva cooperação, colaboração e comunicação. Pode-se, por exemplo, desenvolver projetos entre turmas de escolas diferentes usando tais ferramentas.
Alunas: Rosangela e Simone Turma:4

Nenhum comentário: