terça-feira, 1 de julho de 2008

CONSTRUINDO CLIMOGRAMAS:

As redes de computadores são cada vez mais fundamentais, tanto para o aluno como para o professor, para buscar informações novas e atualizadas, para acompanhar com maior abertura e detalhes (em comparação com a televisão ou mesmo com os jornais) algum evento de suma importância cujas repercussões estejam ocorrendo naquele momento ( uma guerra, um furacão, uma conferência internacional, etc); para trocar idéias com pessoas distantes ou confrontar pontos de vista diferentes.
Existem programas que permitem a elaboração de gráficos diversos ( clima, população, economia ). A construção de climogramas , por exemplo, possibilita que o aluno faça , posteriormente, a análise do tipo de clima representado no gráfico.

Tema: Clima
Turma: 1a. série do Ensino Médio


Climograma é uma forma clássica de representação do clima, o que permite de uma maneira simples e prática a comparação entre duas ou mais regiões no tocante as variações climáticas existentes.
Para sua construção são colocados no eixo X as médias mensais de uma variável considerada ( temperatura, umidade, precipitação, etc) e no eixo Y as medias mensais da outra variável considerada, unindo-se os 12 pontos referentes a cada mês, formando um polígono próprio de cada região.

1. Através de pesquisa no site http://www.inmet.gov.br/ confeccionar climogramas, baixando o programa que está disponível no site http://www.sgrillo.net/climog/index.htm; ressaltando os diferentes tipos de climas nas cidades do Vale do Itajaí;

2. Interpretar os climogramas e procurar descrever as variações de temperatura e precipitação ( ex.: verão seco, total pluviométrico anual, média mínima, etc.) ;

3. Pesquisar em quais meses ou estações do ano ocorrem os principais plantios e colheitas e se elas provocam deslocamento de pessoas das cidades acima pesquisadas;

4. Propor a criação de um folheto com texto básico e sintético ressaltando a qualidade do clima do Vale do Itajaí, inserindo fotos das diferentes localidades com o objetivo de atrair turistas e investimentos.

5. Elaborar slides para a socialização do grupo com o uso do data show.

Alunas: Rosangela e Simone
Turma: 4

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Rosangela e Simone!
Muito interessante a sugestão de vcs para trabalhar o clima. Espero relatos da aplicação desta atividade.
Abraços